Liverpool: muito além da cidade natal dos Beatles

Conhecer a história de Liverpool é mergulhar em um profundo passeio histórico e cultural. E, nesta visita a esta cidade tão misteriosa, conhecemos o Museu Internacional da Escravidão, fomos a galeria de Arte Moderna, “Tate”, e, por fim, terminamos no famoso tour pela trajetória dos Beatles.

Por trás da bela cidade repleta de cultura, música e arte, no passado, Liverpool também já foi palco para uma das maiores atrocidades cometidas pela humanidade: a Escravidão. Entre os anos de 1700 e 1807 Liverpool foi passagem para o transporte de 1 milhão e 500 mil escravos trazidos da África e comercializados para a América. Conforme dados históricos, em 1799, os navios chegaram a transportar 45 mil escravos africanos para serem negociados.

Leo Macedônio

A zona portuária de Liverpool

Com a ascensão do comércio de escravos e também da indústria têxtil, Liverpool tornou-se um grande polo financeiro, possibilitando o desenvolvimento acelerado da cidade. E, nos dias atuais, como forma de registrar a importância histórica do período da escravidão, a cidade de Liverpool criou o International Slavery MuseumMuseu Internacional da Escravidão.

Uma viagem impressionante sobre o período da escravidão, com depoimento de sobreviventes, objetos usado para tortura de escravos, a história sobre a cultura Africana, a contínua luta contra a discriminação racial, e muito mais. A entrada é Catraca Livre e vale a pena conferir.

Leo Macedonio

“E ir para a casa do meu Senhor como um ser livre” é um trecho da frase acima

“Tate” Museum

O outro museu da cidade é o Museu de Arte Moderna e Contemporânea, “Tate”. O museu foi inaugurado em 1897 e é dividido em 3 galerias ao redor da Inglaterra. O Tate de Londres, o de Liverpool, e o de St. Ives, localizado na costa da Inglaterra.

Leo Macedonio

Grafiteiros brasileiros como Nunca e Os Gêmeos já marcaram presença na Tate Modern

 A galeria conta com exposições do ano de 1500 até a atualidade e hoje é considerada a maior galeria de Arte Moderna e Contemporânea do Reino Unido. E, entre os diversos artistas prestigiados, nesta exposição, conferimos a obra do consagrado brasileiro Hélio Oiticica, com a instalação “Tropicália”. A entrada é Catraca Livre.

The Beatles Story – O museu dos Beatles

A maior exibição permante da história dos Beatles do mundo só poderia reservar surpreendentes atrações. Nesta jornada pela vida, cultura e carreira do grupo, é contada a história do surgimento da banda em detalhes, a réplica do estúdio da Abbey Road Studios na gravação dos primeiros álbuns, o mergulho dentro do Yellow Submarine e até a réplica do Cavern Club – o primeiro pub que o grupo oficialmente tocou os primeiros acordes.

Leo Macedonio

Museu expõe importantes peças da banda britânica

Reserve em média 4 horas para conhecer o The Beatles Story de ponta a ponta e reviver as memórias e sucessos de uma das maiores bandas de rock da história. A entrada custa partir de 12,95 libras por pessoa.

 The Magical Mystery Tour

Enquanto o museu dos Beatles é um passeio para todos os públicos, de fã a viajantes, o Magical Mystery Tour, é um trajeto destinado aos beatlemaníacos. O tour é realizado por um ônibus que visita os principais pontos da cidade que fizeram parte da vida dos Beatles e os lugares de inspiração dos jovens para escrever as letras.

Do portão do Jardim do Strawberry Fields, a placa da rua Penny Lane, em cada canto da cidade é possível perceber a origem de cada melodia e desvendar os segredos por trás de cada metáfora das composições. O passeio é um emocionante mergulho nostálgico que visita todos os lugares importantes da história dos Beatles, desde a casa da infância de John Lennon, Paul McCartney e muito mais. O passeio custa a partir de 16,95 libras por pessoa.


Sobre a autora da matéria:
Paloma Tiba é jornalista, já trabalhou como repórter de TV, roterista, e apresentadora em produção de vídeos. Atualmente cursa pós-graduação em Marketing e Comunicação Internacional na Irlanda e colabora como correspondente para o Catraca Livre, enviando matérias e artigos sobre o que acontece na Europa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s