Guarapari, Espírito Santo

Praia Setiba em Guarapari

Praia Setiba em Guarapari

Um dos destinos de verão preferidos dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades do litoral do Espírito Santo que melhor combina lazer com infraestrutura. A orla – com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes, caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta – atrai famílias com crianças e idosos que curtem águas calmas e transparentes e areias monazíticas.

Atividades

Famílias, jovens, crianças. Guarapari oferece atividades para os mais variados públicos que frequentam suas praias no verão. Para quem está com os pequenos, os parques temáticos são boas opções para variar o cenário, enquanto a turma do ecoturismo encontra belos ambientes para mergulhar e caminhar. No fim da tarde, a melhor pedida é seguir para a praia de Meaípe e saborear uma autêntica moqueca capixaba. Os mais animados podem esticar por ali mesmo, nos animados bares e boates que se espalham pela região.

Gastronomia

O prato mais famoso da região, a moqueca capixaba, é encontrado em diversos restaurantes da orla, e os melhores ficam na praia de Meaípe. Ao contrário da receita baiana, a iguaria no Espírito Santo não leva leite de coco ou azeite de dendê, somente peixe e camarões frescos, além de temperos e urucum, um fruto usado pelos índios para pintar o corpo. Também tradicional é a Torta Capixaba, degustada especialmente na Semana Santa. O prato, preparado nas famosas panelas de barro, combina delícias como siri, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.

Compras         

Nos arredores das praias do Morro, Castanheiras e Areia Preta, concentra-se grande número de estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, bares e comércio em geral.

Como chegar

Há voos para Vitória diários partindo das principais capitais do país. São 54 km até Guarapari.

Melhor época

No verão, o movimento é grande dia e noite, em especial de famílias com filhos adolescentes. Há congestionamentos no centro e é recomendável fazer reservas de hospedagem com antecedência. Para a prática do mergulho, a melhor época é entre os meses de dezembro e maio, quando a visibilidade das águas é ainda maior. Durante todo o ano, a cidade tem temperaturas agradáveis.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s